Quino, criador da Mafalda, morre aos 88 anos

O argentino Quino, cartunista criador das histórias da personagem Mafalda, faleceu nesta quarta-feira (30) aos 88 anos. A informação foi confirmada por Daniel Divinsky, seu editor: “Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele”. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Joaquín Salvador Lavado Tejón nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina. Sonhando desde criança em viver de sua arte, seus quadrinhos são os mais traduzidos da língua espanhola até hoje.

Quino foi responsável pela criação da icônica personagem Mafalda, em 1962. A questionadora garotinha de seis anos é conhecida por sua eterna preocupação em combater os problemas sociais. Ela foi criada logo no primeiro emprego de Quino como publicitário, para uma peça de propaganda que acabou sendo rejeitada.

Em 1964, o autor retomou a personagem em uma série de tirinhas que ficou mundialmente conhecida, sendo traduzidas para mais de 30 idiomas. As histórias incluíam outros personagens que se tornaram famosos, como Manolito, Susanita e Libertad.

Após aposentar Mafalda em 1973, Quino seguiu trabalhando em histórias de humor com tom crítico e político para livros e jornais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *