Quando Hornet chega ao reino de Pharloom em Hollow Knight: Silksong, já sentimos que não será uma caminhada pelo parque. Mas, em vez de parar no portão, fomos puxados para dentro — punhal em punho.
Visuais, som e atmosfera puro encantamento
A Team Cherry manteve a identidade artística que consagrou Hollow Knight, mas elevou o nível: cenários são mais ricos, detalhados, com ambientes que respiram segredos. A trilha sonora segue sendo poesia sonora, com momentos que embalam e outros que agitam o coração do jogador. É como se cada sala sussurrasse uma história e você precisasse escutá-la com cuidado.
Jogabilidade e novidades
Hornet chega com um conjunto de novos movimentos, ferramentas e habilidades que renovam a sensação de exploração. Você vai usar saltos extras, habilidades especiais, caminhos alternativos, e descobrir maneiras criativas de avançar. O combate segue técnico: reflexos, timing, leitura de padrão. Nada de apertar botão e sair vivo.
Mas o jogo também sabe premiar curiosidade se você sair do caminho mais direto, explorar becos, voltar e reaprender zonas, encontrará atalhos, recursos e segredos que fazem a progressão menos cruel.
A dificuldade (ou “fator inferno”)
Sim: Silksong é difícil essa é a verdade que muitos já sussurram nos becos dos fóruns. Algumas batalhas obrigatórias e opcionais exigem maestria nos controles, paciência e repetição. Você vai morrer. Muitas vezes.
Mesmo assim, ele te arrasta de volta. Por quê? Porque a sensação de progresso, aquela fagulha de “agora entendi o padrão” depois de dezenas de tentativas, vale cada lágrima de alma. Mesmo sabendo que é um chefão quase impossível, você vai querer “mais uma tentativa” — e outra.
A persistência vira prazer, e a dificuldade vira combustível para jogar de novo.
Impacto no lançamento: “quebrou a Steam”
Quando Silksong foi lançado em 4 de setembro de 2025, a demanda foi tão intensa que as lojas digitais, inclusive o Steam, sofreram instabilidades e erros no checkout.
Ainda assim, o jogo atingiu mais de 110.000 jogadores simultâneos no Steam em menos de 30 minutos de lançamento.
Em poucas horas, esse número explodiu: estima-se que o pico simultâneo tenha passado de 535.000 pessoas no Steam.
Esses números tendem a ser mais confiáveis que “quantas cópias foram vendidas no primeiro dia”, pois muitos dados de venda ainda não são públicos ou confirmados. Mas o impacto — as lojas caindo, jogadores xingando o Steam, comunidade vibrando deixa claro: Silksong não chegou devagar.
Pontos fortes
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Atmosfera imersiva, visual e som de altíssimo nível
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Jogabilidade refinada, com novidades que ampliam a experiência
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Mundo cheio de segredos para explorar
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Dificuldade que desafia, mas instiga a persistir
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Impacto cultural: virou notícia, “quebrou lojas”, virou meme
Pontos de cautela
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Pode frustrar jogadores menos pacientes
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Zonas particularmente punitivas podem parecer desbalanceadas
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Talvez não seja ideal para quem quer um jogo “relaxante”
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A curva de aprendizado exige dedicação
Veredito final pela minha jogabilidade
Hollow Knight: Silksong é aquele tipo de jogo que te acerta com um soco de dificuldade, cai no chão, e te estende a mão dizendo: “levanta, eu te levo mais longe”. É brutal, às vezes impiedoso mas irresistível.
Mesmo sabendo que vou morrer dezenas de vezes, sinto vontade de voltar, explorar mais, encontrar atalhos e domar aquele castelo obscuro. A dificuldade não afasta, ela seduz.
Se você é fã de metroidvanias, desafios com alma e mundos que guardam segredos para quem ousa procurar Silksong é obrigatório. E sim, prepare o dedo para “mais uma tentativa” porque você vai querer.
Em breve novidades em nosso canal no youtube e tiktok com vídeo de jogos e muito mais.