Um dos estúdios de animação mais famosos do mundo comemora no mês de julho o aniversário de diversos filmes de seu catálogo. Nesta segunda-feira (20), um dos longas mais famosos do Studio Ghibli, A Viagem de Chihiro, completa 19 anos de existência, além de alguns outros títulos menos conhecidos. No início do mês alguns outros títulos também completaram mais alguns anos de vida, e o site feito por fãs, Studio Ghibli Brasil, tem comemorado as datas.
A Viagem de Chihiro (2001), do diretor Hayao Miyazaki, foi o filme vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003, tornando-se o primeiro (e único) filme desenhado a mão e que não tenha o inglês como língua original a vencer essa categoria. A história da animação fala sobre uma menina chamada Chihiro, que está de mudança para outra cidade e, como toda criança, não aceita o fato de ter que deixar os amigos para trás. A garota então encontra uma cidade fantasma em uma das paradas da viagem, e ao explorar o lugar encontra Haku, um jovem na qual ela tem a estranha sensação de conhecer, juntos eles passam por uma grande jornada de amadurecimento e superação.
Junto ao longa, também fazem aniversário alguns outros títulos menos conhecidos, mas com tanta qualidade quanto: Memórias de Ontem (direção de Isao Takahata, 1991), O Reino dos Gatos (direção de Hiroyuki Morita, 2002) e Vidas ao Vento (direção de Hayao Miyazaki, 2013). Recentemente o Studio Ghibli anunciou sua primeira animação totalmente em 3D, dirigida e animada por Goro Miyazaki, filho do fundador do estúdio. Aya e a Bruxa é uma adaptação do livro Earwig and the Witch, de Diana Wynne Jones, e será o primeiro filme do Studio Ghibli a ser totalmente animado em CG. O filme não terá estreia nos cinemas, e vai chegar diretamente através do canal NHK no fim deste ano. Ainda não há informação sobre a distribuição internacional.
Vale lembrar que todos os filmes originais do Studio Ghibli estão disponíveis na Netflix, aproveita para conferir!